5 de jul. de 2014

A Lista Negra- Jennifer Brown



Sinopse:E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

Vi a resenha desse livro no blog Garota It. A blogueira falava tão bem desse livro que resolvi ler. Não me arrependo em um só momento por ter lido, foi (sem dúvida) uma otima leitura, apesar de um pouco triste.

O livro conta a história de Valerie, uma garota que sempre sofreu bullying nas sua piores formas possíveis. Quem já sofreu bullying vai se identificar com alguns acontecimentos do livro). Valerie tenta superar isso mas seu namorado Nick, que também sofre com o bullying, não consegue aceitar essa situação. Indiretamente Nick sempre falava com Valerie sobre querer morrer ou matar, mas Valerie nunca levou isso a sério, ela sempre achou que ele estivesse só brincando. A gota d'água foi quando Valerie teve seu Mp3 player quebrado por uma garota que sempre praticou bullying contra os dois, Nick resolve por um fim nessa história. Na praça de alimentação da escola ele começa a abrir fogo contra todos os alunos, e os escolhidos são aqueles que estão na lista negra (essa era a lista que continha o nome de todos as pessoas que de alguma forma praticaram bullying com os dois, essa lista era da Valerie mas Nick também escrevia nomes lá). Quando consegue assimilar o que está acontecendo Valerie entra na frente de uma garota, que ela odiava, e leva o tiro em seu lugar. Nick achando que tinha matado a namorada dá um tiro na própria cabeça e morre. Depois de se recuperar do tiro Valerie tem que lidar com a rejeição dos amigos e até da própria família. Com o tempo ela começa a se recuperar, mas logo tem que lidar com alguns problemas familiares que estão acontecendo e que cada vez mais afasta Valerie do seu pai.

Acho que falei um pouco demais do livro, então uma dica: leia essa maravilha. Quem já sofreu bullying sabe como é difícil se aceitar, mesmo estando com a melhor roupa do mundo. Por isso se você está enfrentando esse dilema, não se isole. No mundo existem pessoas ruins, mas existem as boas também. Geralmente quem pratica o bullying não tem auto-confiança ou seja tenta diminuir uma pessoa que tem inveja para tentar se sentir melhor. Eu digo por experiencia própria, sim eu já sofri bullying, quanto mais você acreditar no que essas pessoas falam sobre você mais você vai se sentir pior mais você vai dar o gostinho de vitoria para quem te zoa. Se você acha que não vai conseguir superar isso sozinho conte com a ajuda de um psicologo, ele vai te ajudar muito. Uma dica para quem quer superar o bullying não ligue para o que dizem, conheço muitas pessoas que ignoraram e venceram essa fase. Se você fingir que não se importa eles vão perder a graça e vão parar de te encher, mas isso não vai acontecer de uma hora pra outra. É um processo lento, no qual você supera um pouco de cada vez.Bom acho fugi um pouco da resenha, mas foi por uma boa causa.

Beiijos


Você já leu A Lista Negra? Escreva nos comentários sua opinião :)

2 comentários:

  1. Amei sua resenha, bem resumida e faz com que queiramos ler o livro. Eu também já havia visto ele no Garota It, ela sempre acaba citando-o numa tag hehe Adorei mesmo, vou procurar!

    Blog: Café Com Babis (:

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário:
Obrigada